quinta-feira, 23 de julho de 2015

Queijo Fundido

Bom dia!!!

Depois de uma semana com muitos sabores, estamos quase concluindo nosso bate papo de cozinha. Hoje vamos falar sobre "Queijo Fundido"

E claro juntos vamos ensinar a vocês a fazerem uma deliciosa receita.

 " Cheesecake de goiabada"(confira a receita aqui)



"Queijo Fundido"

Os queijos Fundidos surgiram dos esforços que alemães e suíços fizeram para encontrar uma forma de exportar queijos para países de clima quente.

Em 1911, a empresa suíça Gerber encontrou a solução, aquecendo queijos emental e gruyére com citrato de sódio, composto que facilita a fusão. Nasceram assim, os queijos fundidos.
Os queijos fundidos são uma mistura balanceada de diversos tipos de queijos, adicionados ou não água, manteiga, ou creme de leite, além de saborizantes que permitem que sejam oferecidos em várias versões.

No Brasil, os queijos fundidos usam estepe ou cheddar como base e que propiciam uma variedade de produtos que dispensam refrigeração.
Em geral há dois tipos de queijos fundidos: queijos fundidos em blocos e queijos fundidos cremosos. São comercializados em fatias, porções, em copos (quando espalháveis) ou em versões pré-preparas para fondue.

Basicamente o princípio básico do processamento do queijo processado ou fundido é o mesmo do requeijão (ou melhor, o requeijão é o mesmo do processado uma vez que este surgiu primeiro que o requeijão) e compreende: obtenção de massa (neste caso utilização de queijos jovens a muito maturados), preparo da massa (limpeza, trituração), cálculos de formulações, fusão (sais fundentes, calor e ação mecânica) e envase.

Queijo processado ou fundido é o produto obtido por trituração, mistura, fusão, emulsão por meio de calor e agentes emulsionantes de uma ou mais variedades de queijos, com ou sem adição de outros produtos lácteos e/ou sólidos de origem láctea e/ou especiarias, condimentos ou outras substãnciass alimentícias na qual o queijo constitui o ingrediente lácteo utilizando como matéria prima preponderante na base láctea.

Na base do queijo, podemos adicionar: creme de leite, manteiga, gordura anidra de leite ou butteroil, leite, água, queijos fundidos, leite em pó, caseinatos, queijo em pó, outros sólidos de origem láctea, cloreto de sódio (sal), condimentos, especiarias, outras substâncias, edulcorantes nutritivos, amidos ou amidos modificados, ar, nitrogênio, dióxido de carbono, gases inertes, todos eles na qualidade alimentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário