quarta-feira, 22 de julho de 2015

Queijo de Mofo Branco

Boa tarde!!!

Seguindo nosso papo de cozinha, hoje falaremos sobre o "Queijo de Mofo Branco".

E junto daremos uma deliciosa receita.

"Salada de Lula, tomates cereja e Queijo Brie".(confira a receita aqui)


Queijo de Mofo Branco

Entre eles os mais conhecidos estão:

Camembert 
Brie
Bleu
Bresse
Mi-Chrévre

Suas características:

A característica do queijo de mofo branco é determinada, por sua aparência, aveludada, branco ou acinzentado ( dependendo da espécie de mofo utilizada) com pleno e abundante crescimento, sem vestígio de contaminações (outros fungos) de variadas tonalidades.
Relacionado ao aspecto está no mesmo nível de importância a característica de sabor, textura e aroma, proporcionados pela atividade proteolítica e lipolítica que é a essência do queijo mofado maturado.
Ao corte, o queijo dependendo de seu grau de maturação ( o que acontece na evolução dos dias) apresenta uma camada de consistência untuosa (entre a crosta externa e o centro do queijo, crescimento e proteólise de "fora para dentro".

Modo de armazenar:

Antes de abrir, até o prazo de validade, conserve em geladeira na temperatura indicada pelo fabricante. Após aberto, para guardar, envolva os queijos no papel branco original em que veem embrulhado. Este é um papel especial que protege e mantêm intacta a aveludada crosta branca da superfície. Retorne a geladeira e consuma entre 4 a 5 dias, É natural que o mofo branco vá se espalhando pela superfície da massa do queijo.

Espero que vocês estejam gostando do nosso passeio por este mundo dos queijos.

Um ótimo dia.
Equipe Academia de Cozinha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário