quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Quinta-feira com Memórias Gastronômicas: Um Ensopado Pernambucano...

Olá, tudo bem?

Para essa Quinta-feira, a gente te convida para uma viagem...

As vezes é tão bom relembrar e entender o real significado de estarmos em volta da mesa...hoje a Academia de Cozinha, te transcreve um texto do Chef Fábio Lima, para você sentir e se emocionar como nós...

Recordar é Viver! Felicidade é poder relembrar...

“Ah domingo, se eu fechar os olhos consigo sentir o perfume da minha casa, nesse dia, que delicia!!! Aquele cheiro de Cozido, hummmmmmmmmm, este cozido, para quem não sabe o que é, se trata de um ensopado de carne cozido lentamente com vários legumes.

É basicamente isso: carne bovina de peito refogada com cebola e alho,  ai se tempera com cominho, folhas de louro, junta se a esse refogado: lingüiça calabresa e os legumes de sua preferência lá em casa eram esses: Batata inglesa e doce, maxixe, quiabo, chuchu e uma fruta, banana comprida, um tipo de banana que só fica saborosa assada ou cozida.
E não podemos esquecer da couve folha ou manteiga, e claro, ovos cozidos.

Nesse momento o cheiro de ensopado de carne com cominho, coentro, pimenta do reino, já tinha tomado conta de toda nossa casa.

Depois de tudo isso cozido se retirava do ensopado, os legumes, a carne e a lingüiça e reservava. Com o caldo do cozimento se faz um pirão que será o acompanhamento juntamente com arroz branco. 
Que coisa sensacional, enquanto relato isso minha memória olfativa é acionada e consigo sentir agora todos aqueles aromas de condimentos e especiarias. 
Emociono-me a lembrar de que o meu pai, seu Waldir sempre com seu bigode bem aparado e um boné na cabeça, em frente ao seu toca discos com uma flanela na mão limpando seus discos e colocava como fundo musical para esse domingo gastronômico o rei Roberto Carlos.

Essa a visão poética de um cozinheiro pernambucano com suas lembranças adoráveis...”.

Hum... Felicidade & Amor, à todos nós...

Um excelente quinta-feira à todos.
Um beijo no coração, escreve para a gente e nos conta, teu prato favorito!!!! Ah, e se ficou, com alguma dúvida, escreve para a gente também, viu?


Equipe da Academia de Cozinha...

Nenhum comentário:

Postar um comentário