terça-feira, 18 de outubro de 2011

Ovo: Dicas e Truques...

Olá, tudo bem?

Olha que super Dica a Academia de Cozinha te traz: Como saber se o ovo está fresco?

Primeiro cheque a data de validade . Se não houver data, faça o teste colocando o ovo em um copo de água. Quanto mais velho, mais leve é o ovo, pois perde água através da casca, aumentando a bolsa de ar.
O ovo fresco é pesado devido ao maior volume de água. Pousará horizontalmente no fundo do copo.



Se o ovo não é fresco, a bolsa de ar se expande fazendo o ovo boiar na água, com a ponta para baixo.




O ovo velho e estragado contém muito ar e irá boiar até a superfície da água. Não use este ovo.



Segurança em primeiro lugar.
Use ovos com data de validade. A bactéria salmonela pode entrar nos ovos através de rachaduras na casca; portanto, só compre ovos com cascas limpas e perfeitas. Lave as mãos antes e depois de pegar na casca dos ovos. Os idosos, pessoas doentes, mulheres grávidas, bebês e crianças são mais vulneráveis aos riscos da salmonela. Eles devem evitar comer ovos crus ou pratos que os contenham. E importante cozinhar ou assar bem qualquer prato que leve ovos - o calor destrói a salmonela.


Receita: Ovo Pochê

Ovos bem frescos e uma frigideira larga e baixa são essenciais para preparar ovos pochês com sucesso. Para controlar o tempo, não cozinhe mais do que quatro ovos por vez.
Coloque 1 colher (sopa) de vinagre branco e 1 galho de estragão na água fervente, sem sal. Desligue o fogo, quebre os ovos dentro e tampe. Deixe-os até que as claras estejam opacas, cerca de 3 minutos.

Fonte: Le Cordon Bleu.

E então??? O que você achou?
Escreve para a gente e nos conta!

Um abraço,
Equipe da Academia de Cozinha.