quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Tartelette de Nozes, uma delícia de sobremesa...


Olá, tudo bem?

Obrigado a todos vocês, leitores do Blog da Academia de Cozinha, pelos inúmeros acessos aqui e na nossa página do Facebook. http://www.facebook.com/Academiadecozinha?ref=ts&fref=ts
Não se esqueçam de comentar, para dessa forma, concorrer ao nosso sorteio... Está quase chegando a hora.
Para está tarde de quarta-feira, estamos te trazendo uma das sobremesas favoritas do Chef Fábio, a Tartelette de Nozes, é uma tortinha deliciosa, rápida e fácil. Cai super bem para um lanche à tarde, ou para encerrar um Jantar a Dois, como o Chef Fábio, sugere no livro.
A massa dessa tortinha, é uma receita super versátil, que você pode rechear de outras maneiras também, conforme a sua criatividade.
Vamos lá?

                                                                    Tartelette de Nozes
Olha a delicadeza, dessa doçura...
Ingredientes (para aproximadamente 4 unidades, depende do tamanho das forminhas)
Massa Sucrê:
400 gramas de farinha de trigo
200 gramas de manteiga sem sal
4 colheres de sopa de açúcar refinado
4 gemas de ovos
4 colheres de sopa de água
Recheio:
4 ovos
8 colheres de sopa de açúcar refinado
200 gramas de manteiga sem sal derretida
2 colheres de sobremesa de canela em pó
8 colheres de sopa de nozes picadas
Modo de preparo:
Massa Sucrê:
1)      Misture em um bowl a farinha de trigo com a manteiga, depois adicione o açúcar e os demais ingredientes.
2)      Fazer uma bola, com a massa e levar a geladeira por 30 minutos, antes de usar.
Recheio:
1)      Misture todos os ingredientes, exceto as nozes picadas.
Montagem:
1)      Forre a forminha para a tartelette, com uma fina camada de massa, com atenção para cobrir toda a lateral.
2)      Coloque as nozes picadas dentro das forminhas forradas com a massa e despeje sobre elas o recheio.
3)      Leve ao forno pré-aquecido a 180°C por 12 minutos ou até que doure.
4)      Quando servir, ao colocar as tartelettes no prato, polvilhe canela em pó.
Bem de pertinho, para você ir correndo fazer...
 
Como você pode ver na foto, nós ainda colocamos mais umas nozes para decorar, além de um raminho de hortelã fresca e o açúcar de confeiteiro, também é uma ótima opção de decoração.
É uma pequena delícia! Tomara que você também goste tanto, quanto nós, da Academia de Cozinha...
Escreve para a gente e nos conte as suas experiências.

Um forte abraço.
Equipe da Academia de Cozinha

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Para uma terça de glamour: Vieiras Gratinadas com Queijo Suíço, regadas com azeite e Geleia de Gengibre...


Olá, tudo bem?

Hoje a Academia de Cozinha, te traz uma iguaria: Vieiras!!! É uma receita muito rápida, prática e deliciosa e que é a cara deste verão!
Ótima receita para o final da tarde, ou para uma leve refeição depois da praia! Mas também, se você estiver na cidade,deixe o mar invadir a sua casa, com este sabor, perfume e beleza.
Não tem desculpa!
Vamos lá anotar essa receita!!!!
                   Vieiras Gratinadas com Queijo Suíço, regadas com azeite e Geléia de Gengibre.
Belas Vieiras... e o sabor? Ah,..., um espetáculo!
 
Ingredientes, para 2 porções:
8 unidades de vieiras em meia concha
4 colheres de sopa de molho bechamel
4 colheres de sopa de queijo gruyere ralado
3 colheres de sopa de geleia de gengibre
5 colheres de azeite de oliva
Sal e pimenta do reino a gosto
Sal grosso e ervas frescas para decorar.
Modo de Preparo:
1)      Tempere as vieiras com sal e pimenta do reino a gosto.
2)      Cubra uma a uma, com o molho bechamel e, sobre elas, coloque o queijo gruyere ralado.
3)      Leve ao forno pré-aquecido, a 180°C até gratinar.
4)      Misture o azeite de oliva com a geleia de gengibre e reserve.
Montagem:
1)      Em um prato ou travessa, coloque o sal grosso e arrume sobre ele, as vieiras gratinadas.
2)      Misture o azeite de oliva com a geleia de gengibre e regue.
3)      Decore com ervas frescas e sirva!
Bom apetite!!!
Ah, se você tem duvidas, quanto ao molho bechamel, anote a receita também:
Molho Bechamel:
500 ml de leite integral
35 gramas de farinha de trigo
35 gramas de manteiga
Sal e noz moscada a gosto.
Como fazer: Aqueça o leite e reserve. Derreta a manteiga em uma frigideira e acrescente a farinha de trigo. Após, aos poucos, coloque o leite morno, mexendo sempre, para não criar pelotas. Deixe cozinhar em fogo baixo até engrossar.
Gostou?
Agora, além dessas Vieiras deliciosas, você também aprendeu este molho clássico, que você usa nessa e em outras várias receitas! Você viu que efeito lindo, o sal grosso deu na montagem final?
Porque todos os detalhes, fazem a diferença...
 
Obrigado, por todos os comentários recebidos! Continuem comentando, para engrossar o time da Academia de Cozinha e a concorrer ao nosso sorteio... Fevereiro está chegando!
Um forte abraço,
Equipe da Academia de Cozinha.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Para um belo início de semana: Filé Mignon com Manteiga de Gorgonzola...


Olá, tudo bem?

Que tal iniciarmos essa semana com o pé direito? Com direito a muitas misturas, temperos, condimentos e especiarias?
 Depois de um final de semana doce, que a Academia de Cozinha preparou para você, hoje vamos ao prato principal delicioso e leve, que você pode fazer rapidinho na sua casa e causar um grande efeito.
Atendendo aos pedidos, hoje o Chef Fábio separou para você... Filé Mignon Crocante com Manteiga de Gorgonzola, a guarnição sugerida para este prato é de legumes caramelizados em açúcar mascavo, que você também vai ver como se faz.
Vamos lá?
                                          Filé Mignon Crocante com Manteiga de Gorgonzola
Bela refeição, hein???
 
Ingredientes para o preparo do filé: (vamos te passar para 2 porções)
2 bifes de 100 gramas de filé mignon
2 colheres de sopa de manteiga
50 gramas de queijo gorgonzola
1 xícara de chá de farinha de rosca
4 colheres de sopa de queijo parmesão
4 ovos inteiros
1 colher de sopa de mel
1 colher de sopa de mostarda
1 xícara de chá de farinha de trigo
Óleo de canola para grelhar
Sal e pimenta a gosto
Ingredientes para o preparo dos legumes:
100 gramas de batata
100 gramas de cenoura
100 gramas de chuchu
3 colheres de sopa de azeite de oliva
2 colheres de sopa de açúcar mascavo
Sal uma pitada
Modo de preparo do filé:
1)      Tempere os bifes de filé com sal e pimenta.
2)      Recheie cada bife com pedaços de manteiga e queijo gorgonzola.
3)      Em seguida, feche-os dobrando ao meio, passe na farinha de trigo e, em seguida, nos ovos batidos com mel e mostarda. Por fim, passe na mistura de farinha de rosca e queijo parmesão.
4)      Grelhe em uma frigideira antiaderente, dos dois lados e reserve.
Modo de preparo dos legumes:
1)      Descasque os legumes e os corte no formato de bastões.
2)      Cozinhe em água fervente. Quando estiverem macios, passe na água gelada e reserve.
3)      Coloque o azeite de oliva em uma frigideira quente e, em seguida, os legumes. Refogue, acrescente a pitada de sal e, por último, o açúcar mascavo.
4)      Misture bem os legumes para caramelizar por igual.
Montagem:
a)      Leve os filés grelhados ao forno pré-aquecido a 180°C, por 5 minutos.
b)      Divida os legumes em dois pratos.
c)      Coloque o filé recheado, sobre os legumes.
d)      Regue com azeite de oliva.
e)      Decore com ervas frescas e sirva!
Vista lateral do prato: Olha esses legumes, que lindos!
 
Como você pode observar, usamos alecrim e cebolinha verde fatiada, para decorar este prato, que além de bonito e perfumado, é uma verdadeira delícia.
O que você achou? Escreve para gente e conta como foi a sua experiência com este prato!
(se você ficou com alguma dúvida, escreve também, viu?)
Ah, continue comentando para entrar no time para o sorteio da Academia de Cozinha!
Um forte abraço e ótima semana!
Equipe da Academia de Cozinha...

domingo, 13 de janeiro de 2013

Combinação Perfeita: Maracujá, Chocolate Branco e Framboesa...

Olá, tudo bem?

E como está sendo o seu final de semana?
Completando a trilogia de doces dos últimos dias, para este domingo, a Academia de Cozinha te traz: Creme de Maracujá com Chocolate Branco e Coulis de Framboesa.
É uma sobremesa igualmente deliciosa, super simples de você fazer na sua casa, e acredite fica maravilhosa, a textura do creme e o sabor da framboesa, hummm... Sucesso na certa!
Anota os ingredientes e vamos lá:
Creme de Maracujá com Chocolate Branco e Coulis de Framboesa.
Corre para a sua cozinha, e prepara essa delícia!
Ingredientes para o Creme:
200 gramas de chocolate branco derretido
3 colheres de sopa de suco concentrado de maracujá
1 xícara de chá de creme de leite fresco
Ingredientes para a Coulis de Framboesa:
1 xícara de chá de framboesa (polpa congelada ou fresca)

2 colheres de sopa de açúcar
½ colher de sopa de suco de limão:
Modo de preparo do Creme:
1)      Misture o chocolate branco derretido, com o suco de maracujá em temperatura ambiente.
2)      Bata o creme de leite na batedeira até ficar cremoso e incorpore-o à mistura de maracujá.
3)      Leve o creme à geladeira até ficar consistente.
Modo de preparo da Coulis:
1)      Leve tudo ao fogo e deixe ferver por alguns minutos.
2)      Em seguida, bata no liquidificador e deixe na geladeira até a hora de servir.
Montagem:
Faça bolas parecidas com as de sorvete com o creme de maracujá e coloque 2 no centro do prato. Regue com o coulis de framboesa e sirva!
Vista de cima...
 
Você pode decorar com um ramo de canela em pau. Fica lindo e muito gostoso.
E o que você achou dessa sobremesa?
Vista lateral... (não é tortura não!!!)
 
Maravilhosa, certo? Faz ai na sua casa e depois conta para a gente o que você achou! Assim você já começa a sua semana muito bem.
Obrigado por todos os comentários e emails que estamos recebendo, quanto mais comentários, mais chance de você ganhar o presente que separamos para você!
Um forte abraço,
Academia de Cozinha.

sábado, 12 de janeiro de 2013

Para um final de semana doce: Mil folhas Romeu & Julieta

Olá, tudo bem?

Para este sábado, a Academia de Cozinha, te traz uma sobremesa dos Deuses: Mil folhas Romeu & Julieta. Em uma receita fácil de você fazer ai na sua casa!!! E que vai lhe garantir muitos aplausos com a sua família!
Isto, porque a Academia de Cozinha te traz receitas para facilitar o seu dia, mas sem perder todo o charme e elegância.
Adoramos essa receita! Vai super bem como sobremesa em uma refeição, mas também é ótima opção para um lanche à tarde.
Vamos lá? É muito fácil, hein?
                                                   Mil Folhas Romeu & Julieta
Olha por dentro, que espetáculo!
 
Ingredientes: (vamos te passar a quantidade para uma unidade)
75 gramas de massa folhada
2 colheres de sopa de goiabada cremosa
2 colheres de sopa de queijo cremoso
1 colher de sopa de açúcar de confeiteiro

Modo de Preparo:
1)      Corte três quadrados de massa folhada.
2)      Leve ao forno pré-aquecido a 170°C por 16 minutos ou até dourar.
3)      Monte na seguinte ordem: um quadrado de massa folhada, queijo cremoso, outro quadrado de massa, goiabada cremosa e finalize com outro quadrado de massa folhada.
Montagem:
Em um prato, coloque a mil folhas e polvilhe com o açúcar de confeiteiro. Sirva!
Ótimo final de semana!
 
Você viu que delicia? Essa é uma sobremesa que sucesso garantido!
Aguardamos o seu comentário! Participe para ter mais chances de você ganhar!
Um forte abraço e excelente final de semana.
Academia de Cozinha.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Hoje é sexta-feira, me traz um doce?

Olá, tudo bem?


E a tão aguardada sexta-feira, chegou! E para que o seu final de semana, seja ainda mais doce, te trazemos hoje essa Mousse de Chocolate com Glacê de Café.  É incrível, mas este glacê faz toda a diferença nesta sobremesa, é a combinação perfeita! Vale muito a pena você fazer.
Essa mousse reune 2 paixões dos Brasileiros: Chocolate & Café...
Depois, escreve para a gente e conta, o que você achou?
Vamos lá?
                                                 Mousse de Chocolate com Glacê de Café
Mousse de Chocolate com Glacê de Café...
Ingredientes para a Mousse:
1 xícara de chá de chocolate ao leite
1 xícara de chá de chocolate amargo
2 xícaras de chá de creme de leite fresco
4 ovos
Ingredientes para o Glacê de Café:
2 colheres de sopa de café solúvel
1 xícara de chá de clara de ovo
2 xícaras de chá de açúcar refinado
Modo de Preparo da Mousse:
1)      Misture os chocolates ao creme de leite e derreta em banho-maria ou em forno  micro-ondas.
2)      Separe as claras e bata na batedeira até formar claras em neve firmes.
3)      Acrescente as gemas, às claras e misture delicadamente.
4)      Misture o creme de chocolate à mistura de ovos e leve à geladeira, até a hora de servir.
Modo de Preparo do Glacê de Café:
1)      Misture as claras e o açúcar e leve ao fogo para aquecer, mexendo sem parar, para não cozinhar as claras.
2)      Quando a mistura de claras e açúcar estiver morna, leve à batedeira, acrescentando o café solúvel.
3)      Bata até a mistura esfriar e ficar volumosa.
Montagem:
Coloque a mousse de chocolate em taças para a sobremesa. Coloque o glacê de café, sobre a mousse.
Você pode decorar com grãos de café! Ai é só servir.
Que sobremesa gostosa! Aproveita e comece o seu final de semana bem doce!

Bela Sobremesa...
 
Nos próximos dias, você vai ter ainda mais doce, que o Chef Fábio, já separou para você!
Escreve para gente, e conta o que você achou. Não esquece, a cada comentário, mais chance você tem de ganhar o nosso presente.
Um ótimo dia,
Academia de Cozinha.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Ao vencedor: As batatas! Para hoje uma deliciosa salada...

Olá, tudo bem?
Em primeiro lugar, gostaríamos de agradecer a todas as visitas de estamos recebendo. Muito obrigado! Vocês fazem o trabalho da Academia de Cozinha, ser cada vez melhor. Estamos muito felizes, em sabermos que temos leitores de diferentes partes do Brasil e do Mundo.
Para hoje, estamos te trazendo uma salada, bastante prática e nutritiva, para o seu verão, além de ser extremamente gostosa é saudável.
Perfeita para uma refeição leve: Salada de Batatas Assadas com Rúcula, Tomate Seco e Mussarela de Búfala. Gostou? É uma das saladas favoritas do Chef Fábio.
Depois que você comer essa salada, vai ficar encantado e torna-se FÃ!
Salada de Batatas Assadas, Rúcula, Tomates Secos e Mussarela de Búfala...
Vamos lá?
Ingredientes:
2 unidades de batata inglesa grande
1 unidade de tomate fresco em cubos
4 colheres de sopa de tomate seco fatiado
100 gramas de mussarela de búfala
1 maço de rúculas
100 ml de azeite de oliva
Sal e pimenta do reino à gosto
Sal grosso ( o suficiente para as batatas)
Modo de Preparo:
1)      Cubra as batatas com sal grosso e leve ao forno para assar, até que fiquem macias.
2)      Em seguida, tire a pela e corte em cubos grandes.
3)      Em um bolw, misture todos os ingredientes, exceto a rúcula. Tempere com azeite, sal e pimenta.
Montagem:
Arrume as folhas de rúcula em prato ou travessa. Coloque a salada de batatas sobre as folhas. Regue com um fio de azeite de oliva e sirva.
Gostou?
É impressionante o efeito dessa salada. É linda, colorida, nutritiva! A cara do verão!
Assim que você fizer essa salada, fotografa e manda para a gente!!! Se a sua foto for publicada, você ganha um presente!
Continuem comentando!!! Nossa lista para o sorteio, não para de crescer!
Um forte abraço,
Equipe das Academia de Cozinha.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Para hoje, que tal: Sopa de Frutas Vermelhas?

Olá, tudo bem?
Para iniciarmos as postagens dessa semana, o que você acha desta Sopa de Frutas Vermelhas? Na verdade, é uma sugestão para você comer com uma deliciosa bola de sorvete de creme e refrescar-se deste calor, que está Brasil afora.
Lembramos-nos dessa receita, após um dos nossos leitores, ter comentado no facebook, que usou essa receita do Chef Fábio, nas suas Festas de Final de Ano. Aproveita e confere a nossa página, lá no Facebook. http://www.facebook.com/#!/Academiadecozinha
É bem simples, mas além de ficar muito gostoso, é uma receita com um visual muito bonito e atrativo.
Anota ai:
Sopa de Frutas Vermelhas
Hum...
Ingredientes:
½ xícara de chá de morango
½ xícara de chá de framboesa
½ xícara de chá de mirtilo
½ xícara de chá de amora
1 cálice de licor de laranja
4 colheres de sopa de açúcar refinado
½ xícara de chá de suco de limão
1 colher de chá de raspas de limão
(Sorvete de creme, ao seu gosto!)

Modo de Preparo:
1)      Em um recipiente, coloque todas as frutas.
2)      Polvilhe sobre  elas o açúcar e o suco de limão.
3)      Adicione as raspas de limão.
4)      Deixe na geladeira por seis horas.
Montagem:
1)      Coloque a sopa de frutas, em taças para a sobremesa, sobre cada taça, coloque o sorvete. Decore com hortelã ou raspas de limão. Sirva!

Sopa de Frutas Vermelhas, com Sorvete de Creme!
 
É muito fácil, não é??? A ideia é ti apresentar receitas fáceis e descomplicadas, para que você possa reproduzir na sua casa!
Continue comentando as nossas postagens, para você concorrer aos nossos presentes!
Uma ótima quarta!
Um forte abraço da Equipe da Academia de Cozinha.

domingo, 6 de janeiro de 2013

E para esse domingo... Que tal uma Omelete de Bacalhau???

Olá, tudo bem?

Depois desses dias, em que você pode curtir todos os passos do Fettuccine com molho de Salmão, vamos a outra receita do Chef Fábio, igualmente deliciosa.

Para encerrar bem este domingo,  que tal uma Omelete de Bacalhau?Essa é uma grande receita, que você com certeza vai adorar. Super leve, pratica e rápida!
Anota essa receita, faça na sua casa e depois conta para a gente o que você achou?
Vamos lá?
                                   Omelete de Bacalhau
 
Ingredientes: (com essa receita você faz 2 unidades)
Para o recheio:
100 gramas de bacalhau desfiado dessalgado
2 colheres de sopa de cebola bem picadinha
2 colheres de sopa de azeite de oliva
6 colheres de sopa de purê de batatas
3 colheres de sopa de azeitona preta fatiada
2 colheres de sopa de cebolinha verde fatiada
3 colheres de sopa de creme de leite
1 colher de sopa de manteiga
Para a omelete:
4 ovos
Sal e pimenta à gosto.
Para decorar: salsinha e cebolinha fresca picada
       Modo de Preparo para o Recheio:
1)      Refogue a cebola no azeite de oliva.
2)      Adicione os demais ingredientes do recheio.
3)      Corrija sal e pimenta. Reserve.
Modo de Preparo para a Omelete:
1)      Em uma frigideira antiaderente, regue com um fio de azeite de oliva, e leve os ovos batidos. Vire dos dois lados, como se estivesse fazendo uma panqueca.
2)      Faça 2 unidades. Reserve.

Montagem:
1)      Em uma tabua, coloque as omeletes, divida o recheio de bacalhau e enrole como se fosse um canelone.
2)      Acerte as extremidades, para o seu prato ficar bonito e delicado.
3)      Em cada prato, coloque uma omelete.
4)      Regue com azeite de oliva.
5)      Decore com folhas de salsinha e cebolinha verde fatiada.
Para você fazer essa receita correndo....
 
O que você achou da nossa receita de hoje?
Participa do nosso blog, enviando o teu comentário ou sugestão.
Em fevereiro vamos fazer um super sorteio, e com um comentário, você já está concorrendo. Quanto mais comentar, mais chances de você ganhar.
Uma excelente semana e até amanhã, com mais dicas!!!
Equipe da Academia de Cozinha.
 

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

E para começar super bem 2013: Fettuccine com Molho de Salmão Fresco e Defumado...


Olá!
Como foram as suas Festas de Final de Ano?Com direito a muitas Lentilhas, Romãs, Damascos e Uvas? A propósito: pulou as 7 Ondas?
Para a Academia de Cozinha, uma corrida só! E o desejo de muitas realizações, saúde, paz e prosperidade neste ano que se inicia!
Para iniciarmos com o pé direito as nossas postagens deste novo ano, que tal esse Fettuccine ao Molho de Salmão Fresco e Defumado? É simplesmente, uma delicia!
Com várias fotos do Chef Fábio, preparando essa maravilha! Ainda fica mais fácil de você visualizar a preparação dessa receita!
Vamos lá:
                                         Fettucine com Molho de Salmão Fresco e Defumado
Fettuccine com Duo de Salmão...
Ingredientes (porção para 1 pessoa):
100 gramas de fettuccine (já cozido, al dente)
100 gramas de filé de salmão
50 gramas de salmão defumado
1 colher de sopa de cebola bem picadinha
½ colher de café de alho
50 gramas de cenoura em cubos
50 gramas de abobrinha em cubos
½ xícara de chá de creme de leite (fresco, de preferência)

1 xícara de chá de caldo de legumes
2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
1 colher de sopa de cebolete picada
¼ de xícara de chá de azeite de oliva
Sal e Pimenta a gosto
Modo de Preparo:
a)      Corte o salmão em cubos médios, de aproximadamente 2x2 cm.
b)      Refogue os cubos de salmão com a cebola e o alho, no azeite de oliva.
c)      Coloque os cubos de cenoura e abobrinha e posterior o salmão defumado.
Entre frigideiras, fogo e fogão!
d)      Acrescente o caldo de legumes, o creme de leite e o salmão defumado.
e)      Deixe ferver até ganhar consistência de molho.
f)       Acrescente a massa ao molho.
O que você achou?
g)      Acrescente metade do queijo parmesão e a cebolete picada.
Hum...
h)      Corrija sal e pimenta.
Montagem:
Em um prato fundo, coloque a massa. Polvilhe queijo parmesão e sirva.
Bom apetite!


Esse prato é uma Delicia!
No livro Jantar a Dois, você pode aprender a fazer a essa receita, com o DVD que acompanha o livro! Você já tem o seu?!
Chef Fábio, finalizando esse prato...
Gostou dessa receita? Escreve para nós e conta o que você  achou?
Sua participação vai garantir o seu nome, para os nossos sorteios!
Um forte abraço,
Chef Fábio e Equipe da Academia de Cozinha